CHIQUITITAS

Chiquititas é uma telenovela argentina criada por Cris Morena e exibida pela rede argentina Telefe1 , em 1995. É um grandes sucessos infantis dos anos 90 e que ganhou duas versões no Brasil, além de uma no México, Portugal e Romênia, sendo que nos dois últimos países, estiveram produzindo a 8ª temporada da trama produzido originalmente na Argentina em 2006.
Em 1997, o SBT realizava uma parceria inédita com a rede Telefe e durante quatro temporadas exibiu a versão brasileira da novela. A trama nacional foi gravada em Buenos Aires, com atores brasileiros e rendeu ótimos índices de audiência e "merchandising" na época. Já em 1998, foi a vez do México realizar a sua versão, também gravada na capital argentina e exibida pela TV Azteca, mas não obteve um resultado aceitável e encerrou ainda na primeira temporada.
A versão brasileira de Chiquititas, denominada Chiquititas Brasil, é a primeira versão de uma adaptação da original argentina, escrita pela também autora da original Cris Morena com a ajuda de autores brasileiros, produzida pelo SBT e pelo canal argentino Telefé, tendo 4 temporadas e ficando no lugar da mexicana Maria do Bairro, a partir de 28 de julho de 1997. Chiquititas foi uma das telenovelas mais longas da teledramaturgia brasileira, com seus 807 capítulos,1 seria considerada a telenovela brasileira com mais capítulos exceto pelo fato do SBT interromper a telenovela a partir do final da 2ª temporada em 1998.2 Neste período de férias de Chiquititas em 1999 e 2000, o SBT apresentava uma produção da Televisa, em 1999 foi Luz Clarita,2 3 em 2000 foi O Diário de Daniela2 Após o encerramento de Chiquititas no final da 4ª temporada em 19 de janeiro de 2001, foi substituída por Gotinha de Amor4 .
Em termos de Ibope, na primeira temporada oscilava entre 12 pontos,5 17 pontos,6 com médias acima dos 18 pontos2 . Mas sua audiência começou a cair, chegando a 9 pontos contra 43 de Uga-Uga da Rede Globo no mesmo horário2 , além disso, as mexicanas Luz Clarita e O Diário de Daniela registraram maior audiência que Chiquititas e juntamente com o fim de contrato com a Telefé levaram o SBT a encerrar a telenovela.2
O SBT reprisou a primeira temporada de Chiquititas entre 22 de novembro de 2004 à 9 de abril de 2005, substituindo os desenhos animados Scooby-Doo e Os Flintstones, em 120 capítulos, às 18h00 e logo depois às 18h30. A reprise mostrou as histórias das órfãs do orfanato desde o começo. Meses depois, o SBT retirou a novela do ar alegando que não tinha mais audiência e fora substituída pelo Programa do Ratinho. Na reta final da reprise, os cortes estavam profundos nas cenas, os capítulos estavam sendo emendados uns aos outros e Chiquititas infelizmente foi tirada do ar com apenas um mini-resumo explicando os acontecimentos seguintes a partir dali.
Em 2007 o SBT exibiu Chiquititas 2000, a sexta temporada, mas exibiu a versão original. A 7ª temporada não foi exibida pelo fato da temporada só poder ser exibida na Argentina e Israel. No ano seguinte, 2008, o SBT exibiu uma nova temporada, Chiquititas 2006, que recebeu o título de Chiquititas 2008.
Em 19 de setembro de 2012, o SBT anunciou a compra dos direitos da telenovela pela sua proprietária, a rede de televisão da argentina Telefe. O remake escrito por Íris Abravanel estreou em 15 de julho de 2013, sucedendo a novela Carrossel.7 8




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário